Com o surgimento da pandemia, empresas e serviços precisaram se reinventar, buscando e descobrindo novas formas de divulgar os serviços oferecidos, sendo um deles, as redes sociais.

Por conta do aumento de pessoas interessadas na versatilidade das redes sociais e na produção de conteúdo ao redor do Brasil, o trabalho dos designers, pessoas que possuem formação superior em Design Gráfico, tem sido mais valorizado e solicitado, encontrando em um momento tão difícil, maneiras de utilizar a criatividade para contornar a alta demanda que surge a cada dia.

Não é mais novidade que as redes sociais ocupam um espaço considerável na vida da população, sendo não somente um espaço de entretenimento, como também um método lucrativo para quem busca crescer profissionalmente.

Hoje em dia estar presente nas redes sociais é algo inevitável, e é por esse motivo que a presença dos designers não pode ser descartada, pois a criatividade que “rola solta” é a ferramenta primordial que irá fornecer um visual atrativo para os interessados, impulsionar o engajamento do público com a página, conectar dois pontos importantes, sendo eles a comunicação e a arte, e fará qualquer negócio saltar e conquistar novos espaços e público.

ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DO DESIGN PARA SOCIAL MEDIA

Um erro comumente cometido por diversos empresários é acreditar que o design gráfico só possui importância quando relacionado com questões de marketing digital. Todavia, o propósito desse profissional vai além dessa crença em que muitos indivíduos acreditam firmemente e, por isso, serão pontuados alguns tópicos extramente importantes.

CRIAÇÃO DE UMA IDENTIDADE VISUAL

Ao desenvolver uma identidade visual para representar algum empreendimento, possibilita-se aos usuários que irão visualizar o conteúdo uma maior e mais fácil compreensão dos conceitos e objetivos que a empresa deseja transmitir para a população.

Dispor de uma identidade visual funciona também como uma estratégia de branding, que seria a gestão de estratégias de marcas para torná-las mais positivas e desejáveis na mente dos clientes e do público em geral.

Além disso, o trabalho eficiente e elaborado cria uma estética única quando publicada nas redes sociais, que mesmo em meio à disputa com outras empresas, que também tentam atrair os usuários, acaba se destacando e podendo resultar em uma impressão marcante no usuário que visualizou o conteúdo.

MAIOR ENGAJAMENTO

Os conteúdos escritos, apesar de atraírem algumas pessoas, não fornecem tanto envolvimento quanto os conteúdos visuais, que possuem uma tendência muito mais atrativa e melhor posicionada quando publicada. Um exemplo rápido e prático do impacto do conteúdo visual é o próprio Facebook, onde o engajamento com conteúdos visuais é 37% maior se comparado ao engajamento com conteúdos escritos.

Com a ajuda de um designer qualificado é muito mais fácil estimular interações nas publicações e aumentar o número de seguidores.

CONHECIMENTO DOS MÉTODOS ESSENCIAIS

Um designer possui o conhecimento das ferramentas e dos métodos essenciais para proporcionar conteúdos visuais mais interessantes e envolventes, como por exemplo, as dimensões ideias para cada rede social (as dimensões geralmente são alteradas conforme a rede utilizada), tipografia, as cores que se encaixam e dão destaque à empresa, o layout, as formas, as texturas e diversos outros detalhes visuais que irão contribuir para o aperfeiçoamento e completude do projeto.

Para resumir de maneira sucinta e prática, o designer é o indivíduo que pode salvar qualquer pessoa que busca crescer virtualmente e possibilitar novas oportunidades para a empresa gerida.

Se o problema é gerar engajamento, não ter ideia de como desenvolver uma identidade visual ou não compreender como atrair o público através de conteúdos visuais, esse profissional é o sujeito certo para colocar um ponto final nas dúvidas e desânimos.

Em Curitiba, a Eighty é uma agência de referência em Design Gráfico. Mais informações em https://www.eighty.com.br/