Em design gráfico, aliar a estratégia à criatividade é fundamental, porém, ficar de olho nas tendências é o diferencial para a obtenção dos melhores trabalhos. E foi pensando no designer que quer se destacar, separamos algumas das novas tendências em design gráfico baseadas em técnicas já usadas anteriormente, mas agora elas estejam mais fortes no mercado criativo. Confira!

Tipografias inusitadas

Dar personalidade às letras é o trabalho de muitos ilustradores e designers. O uso correto de tipografias elaboradas e inusitadas pode ser, inclusive, o destaque de um design gráfico. Usar e abusar da criatividade aplicada às letras é uma poderosa tendência em design gráfico.

Gradiente de cores

Usar cores lisas (flat color) únicas ou combinadas entre si é a preferência entre os designers. No entanto, o degradê ou gradiente de cores é uma tendência constante, sobretudo em logotipos e não deve ser deixada de lado. Além de combinarem perfeitamente com os filtros de imagem, é usual ver os tons neons aplicados nesta composição criativa de cores.

Para quem não tem o gradiente de cores como estilo, vale usá-lo como elemento segundário de uma composição, mesmo de maneira sutil. Aposte nessa tendência em design gráfico.

Geometria exclusiva

Usar elementos geométricos fora do padrão e criados para identidades visuais já está consolidado, sendo uma tendência que veio para ficar. A geometria exclusiva deixa as logomarcas únicas e icônicas, sendo capazes de se tornar a maior identidade de uma marca. Neste tipo de design pode-se ver linhas que simulam uma figura geométrica. Um exemplo é uma logomarca no centro de duas linhas retas. A tendência visual é imaginar que um retângulo deveria ser formado.

Minimalismo

Essa é uma tendência tão forte nos últimos anos e são cada vez mais adotados para logotipos. Um dos grandes benefícios de usar elementos simples é o fato de se aliarem perfeitamente aos conceitos marcantes e serem de muito fácil reprodução em todos os dispositivos — o que privilegia a presença da marca.

Tipografias geométricas

Uma tendência genial que brinca com o imaginário de quem observa a marca. Assim pode ser definida a tipografia geométrica. Afinal, elas são letras, mas brincam com as formas geométricas. Um exemplo é um logotipo feito com todas as letras bem arredondadas, quase como se formasse círculos. Além de ditarem a identidade, elas são tão fortes que podem substituir um símbolo gráfico. A forma geométrica aliada ao conteúdo se traduz em um terceiro elemento, com intenso impacto visual.

Textos desconstruídos

Se um retângulo pode ser descontruído porque um texto não poderia? Letras faltando uma parte ou soltas, cores desbotadas e linhas misturadas podem causar desconforto num primeiro momento. Mas se o arranjo for bem construído, o apelo visual será muito grande e demonstrará criatividade e ousadia do designer. Aposte nessa nova tendência de design gráfico!

Motion graphics

Essa tendência contemporânea conquistou vários segmentos. Os vídeos animados estão presentes em redes sociais, apresentações corporativas, sites, tornando tudo agradável.

Um bom exemplo de aplicabilidade são os assuntos densos, que se forem apresentados em motion graphics e incluírem com legendas, trilha sonora adequada e um bom roteiro e, são mais fáceis de serem compreendidos.

Design sobreposto e compacto

Fechamos nossa seleção de novas tendências em design gráfico com este que está se tornando cada vez mais usado e, portanto, mais famoso. Arranjos teoricamente desorganizados representam a quebra da formatação clássica, dando novos significados às fontes e criando elementos feitos com base em sobreposições e compactações.