A embalagem de um produto também é essencial para o padrão de qualidade final que será apresentado ao cliente. Ou seja, a embalagem é parte do diferencial que a empresa oferece aos clientes. Os paradigmas que envolvem a criação de uma embalagem mudaram no decorrer dos anos e, hoje em dia, o conceito de material para conservação ou proteção de um produto é uma das etapas e não o centro das ideias de desenvolvimento.
Além de proteger o produto esse item também será essencial quanto à comunicação com o cliente. Portanto, a caixa, pacote, recipiente ou proteção que o produto possui também terá a função de comunicar-se com o cliente. Para atingir um maior nível de diferencial perante aos concorrentes é preferível trabalhar numa embalagem que seja capaz de reforçar a marca da empresa. Sendo assim, a embalagem será o primeiro contato que o cliente terá com a marca da empresa e tudo que ela representa.
Portanto, além de proteger o produto e garantir que ele chegará em perfeitas condições ao consumidor final a embalagem também precisa interagir com o cliente, informar e prender a atenção das pessoas. Por isso, algumas dicas serão compartilhadas na continuação dessa matéria de forma a elucidar o processo de desenvolvimento de uma embalagem de sucesso.
Compreender as demandas do público alvo
O público alvo de uma empresa será o principal influenciador quanto ao planejamento da nova embalagem, pois o resultado final deve interagir e agradar essas pessoas. A grande dica fica por conta de pesquisar e definir soluções para problemas, demandas não atendidas e necessidades do mercado. O próximo passo será definir qual o valor que essas soluções terão junto ao público e se elas realmente estão de acordo com aquilo que é entendido como prioridade.
As respostas encontradas acima bem como as primeiras ideias devem ser associadas à parte física da embalagem, o design, os conceitos que irão fazer parte do resultado final.
Escolher o material e a forma da embalagem
Uma vez que uma ideia foi selecionada e ela será o centro de desenvolvimento do projeto o próximo passo é definir detalhes importantes como a escolha do material bem como a forma final. Alguns tópicos devem fazer parte dessa etapa:
- Resistência: é preciso pensar em como essa embalagem chegará até o consumidor final. Ela vai ficar numa prateleira em uma loja física ou será transportada para outros estados? Além do transporte é preciso saber como ela será manuseada e armazenada.
- Funcionalidade: o material deve ser resistente levando em consideração como ele será utilizado, mas também deve ser funcional. Ele não pode ser resistente ao ponto de que o cliente levará minutos para abrir a embalagem. A embalagem não é um item a parte, pois ela faz parte do diferencial que a empresa pretende oferecer e, portanto, é parte do produto. Abrir a embalagem não pode ser uma experiência desagradável.
- Praticidade: abrir a embalagem e ter acesso ao produto não pode ser uma etapa complicada ou que só é realizada por meio da leitura de um manual. Por isso, ela deve ser prática e o cliente deverá levar alguns poucos segundos para ter o primeiro contato com o produto.
- Experiência: resistência, funcionalidade e praticidade irão compor a experiência final que o cliente terá. Abrir uma embalagem pela primeira vez e ter uma experiência incrível antes mesmo de conferir o produto comprado é um diferencial enorme que uma empresa pode oferecer ao público alvo.
Colocando as ideias em prática via design gráfico
Com material, conceito e experiência final definidos está na hora de acionar o departamento de design gráfico para tornar todo o planejamento uma realidade. E a atuação do design gráfico será crucial para que o resultado final seja aquilo planejado.
A parte visual é algo muito importante para as pessoas. Com isso, uma das primeiras tarefas do designer gráfico será transformar as ideias definidas no planejamento em algo visualmente atrativo. O visual será a primeira forma de comunicação da embalagem e o produto com o cliente.
Além disso, é nessa etapa que, por meio das tecnologias utilizadas no design gráfico, serão definidas as formas de destacar a embalagem em relação aos concorrentes. Não adianta nada ter grandes ideias e uma aparência final semelhante aquilo que já é oferecido.
Como já citado, a embalagem será o primeiro contato do público alvo com o produto. Portanto, ela deve agregar valor, chamar a atenção e despertar o desejo de compra mesmo que o produto final já esteja disponível em outros lugares. Logo, o design gráfico deve contribuir com estratégias visuais para que esse desejo seja uma realidade na maior parte dos casos.
Com isso, fica evidente que a embalagem é uma das várias formas de tornar o produto mais exclusivo e diferente daquilo que é oferecido pelo mercado. E em um mercado tão dinâmico e concorrido cada detalhe que for capaz de agregar valor junto ao cliente deve ser enfatizado e uma atenção especial deve ser dada a ele. Como a embalagem será o primeiro contato que o público alvo terá com a marca e o produto de uma empresa, então é preciso investir em planejamento e no desenvolvimento de um item que vai cativar o cliente e não apenas ser uma peça final necessária para que o produto seja entregue.