Nem sempre um bom texto é o suficiente (cerca de 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais). Isso quer dizer que as imagens são processadas milhares de vezes mais rápido no cérebro que as palavras. Por isso, é imprescindível que você contrate um bom designer para melhorar sua performance no Mercado Digital. Mas… Você sabe o que faz um profissional de Design? Ele basicamente transpõe seu conteúdo textual em imagens, deixando-o muito mais convidativo.

E já que atrair a atenção é uma arte, vamos falar sobre os três principais pilares que não podem faltar na sua Estratégia Digital:

1º TEMA: O que você quer comunicar? Aqui está sua ideia central, é a partir dela que os outros dois pilares irão se desenvolver;

2º FORMA: Como? Através do Design Gráfico, pois é ele que aumentará a entrega do seu conteúdo e fará sua empresa crescer;

3º CONTEÚDO: Por quê? Você sempre tem um motivo pelo qual produz seu conteúdo. Portanto, seu público continuará te acompanhando se você mantiver sua forma de comunicação.

É aí que entra o Designer Gráfico. Ele é responsável por personalizar a identidade visual, para que seu público identifique imediatamente que aquele conteúdo pertence à sua empresa.

O Designer Gráfico está apto a fazer:

  • Diagramação (jornais, revistas, panfletos);
  • Ilustração (desenhos);
  • Logotipo (ícone que representa sua empresa);
  • Motion Graphics (animação);
  • Tipografia (criação de fontes);
  • Web Design (criação de sites);
  • 3D (criação de imagens tridimensionais).

Como o Designer faz tudo isso? Através de Softwares específicos. Os três principais são: Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Adobe In Design.

Também existem aqueles que preferem o CorelDraw, já que esta ferramenta faz de tudo um pouco. O ponto negativo é que o software é considerado como sendo o “pato” do Design – voa, nada e anda – mas não faz nada com excelência.

Designers também podem criar imagens que se movimentam (motion design). Os principais Softwares utilizados para isso são: After Efects; Blender; Cinema 4D. Devido ao movimento constante da imagem, este tipo de Design chamará ainda mais a atenção do seu público.

Existem dois formatos de arquivo com os quais o Designer Gráfico trabalha:

1º CMYK: Cores (ciano, magenta, amarelo e preto). Designado para a impressão. Contudo, as cores que vemos na tela do computador não são fiéis às cores impressas. O resultado final também depende do desempenho da impressora, tipo de papel, entre outros fatores;

2º RGB: Cores (vermelho, verde e azul). Esta escala permite cores específicas, que não seriam possíveis na impressão. Neste caso, este tipo de arquivo serve apenas para o digital.

Tipos de Imagem Digital: Imagem vetorial: São aquelas com o visual mais simples; Bitmap: As mais usadas no meio digital, por terem maior qualidade.

ATENÇÃO: De nada adianta criar uma Identidade Visual atraente, se ela não comunica aquilo que sua empresa significa. Então, não pense que qualquer um está apto a fazer um bom Design. Todo profissional competente dedica anos de sua vida para exercer seu ofício com excelência. Portanto, se você preza pelo crescimento da sua empresa, invista em quem realmente entende do assunto.