A ESSENCIAL RELEVÂNCIA DO MARKETING TRADICIONAL PARA AS EMPRESAS

Baseado na aplicação de estratégias para a obtenção de resultados pretendidos, o marketing propriamente dito é também considerado como uma ciência e uma arte na exploração, na criação e também na entrega de valores que satisfazem as necessidades e desejos dos indivíduos, tendo como resultado final, o lucro.

Ainda segundo Philip Kotler, o marketing puro e simples identifica os desejos e as necessidades ainda não supridas, definindo, medindo e quantificando o real tamanho do nicho de mercado que necessita ser melhor trabalhado e seu potencial estimado de lucro.

Este artigo irá tratar do conceito do marketing tradicional, e outras características importantes que vão além dele. Saiba mais agora!

Conceito do Marketing Tradicional

Dentro do universo vasto do marketing existem “até este momento” 21 tipos diferentes de marketing. Mas vamos nos ater ao marketing tradicional. Seu conceito mais comum e difundido indica basicamente que ele é o conjunto de práticas, técnicas e estratégias que buscam entregar mais valor a marca da empresa, seus produtos e serviços, agregando a eles importância, para que seu consumo seja eficazmente produzido através do público alvo requerido.

Ainda que seu objetivo principal seja fazer com que a venda de produtos e serviços aconteça, de fato, o marketing tradicional deve ir além da venda. Sua presença também é identificada através de ações em pré-vendas, atendimento ao consumidor direto e também no pós-venda.

4 P’s, uma das técnicas mais conhecidas no marketing tradicional

Muito conhecida e disseminada nos diversos panoramas do marketing tradicional, os 4 P’s, são também chamados de “marketing mix” ou “composto de marketing”. A técnica observa 4 distintas variáveis que tem as funções de fornecer orientação para o conjunto de estratégias que serão aplicadas em uma campanha ou ação de marketing.

Baseando-se em: preço, praça, produto e promoção, os 4 P’s são individualmente definidos como:

  • P de produto

É o que definirá as demais estratégias. Ele indica que o produto deve ser conhecido a fundo, principalmente com relação a quais necessidades ele irá atender, bem como as características que terá, qual será a “persona” principal de atingimento, seus pontos fortes e demais diferenciais.

  • P de preço

Será quando o preço do produto ao consumidor será definido. Perfeitamente ligado à letra / etapa anterior, sendo que é neste período que o valor agregado do produto será indicado.

  • P de praça

Consiste em mais uma etapa estratégica que também dependerá das duas anteriores. Ela definirá onde o produto terá sua circulação. Se vendido em varejos físicos, lojas próprias, internet, etc.

  • P de promoção

Aqui deve ser evidenciado o planejamento e a definição das estratégias mais eficazes, visando a promoção do produto entre o público para o qual ele é destinado. Nesta etapa também entram as ações estratégicas voltadas à publicidade com a divulgação do produto.

As informações trabalhadas acima podem ser consideradas básicas pelo assunto ser tão extenso. Mas é importante mencionar que mesmo com o avanço considerável do marketing digital, o tradicional ainda apresenta função estratégica de extrema importância, principalmente para empresas que possuem algumas características onde este trás como fim um melhor resultado. Por esta questão, o ideal é que os dois sejam trabalhados complementando-se.