Escolher cores para usar comercialmente, como representar uma marca, alcançar um objetivo atraindo quem olha o tom, entre outros aspectos, não é tarefa fácil. Isso porque, elas têm uma grande influência no mundo do marketing e design gráfico e uma cor não é apenas um detalhe, mas pode fazer toda diferença. E ninguém entende mais de tendência em cor do que a Pantone. Mas o que é Pantone e qual sua importância? Continue lendo para entender!

O que é Pantone?

Pantone é uma empresa norte-americana que nasceu há mais de 50 anos. A empresa analisa, desenvolve e criar novas cores, sendo a primeira a estabelecer um sistema de classificação e controle de cores. Atualmente, seu sistema é amplamente utilizado em nível comercial ao escolher e usar cores.

Ele é usado por empresas de publicidade, de design gráfico (logotipos), entidades políticas ou sem fins lucrativos, empresas de construção e pelo mundo da moda — a Pantone sempre indica qual será a cor do próximo ano baseada nas cores mais usadas no ano corrente.

Como a Pantone faz para indicar a “cor do ano”?

A empresa faz uma pesquisa social que resulta em um levantamento da a cor que as pessoas mais apreciaram no ano corrente. Além disso, ela analisa diversos aspectos sobre a sociedade como gostos, tendências, inspirações, gerações e como as pessoas se relacionam com o meio ambiente e com a tecnologia.

Depois de tudo isso, ela é eleita a cor do ano seguinte pela Pantone e recebe um nome inovador — como o vinho amarronzado que recebeu o nome de Marsala e ultrapassou o “seu ano” (2015) e se consagrou como um tom de vinho.

E pode acreditar, a cor eleita é imediatamente absorvida por todos os setores que trabalham com cor, como arquitetura, design gráfico, design em geral, decoração, moda, etc.

Qual a importância da Pantone?

Para ser Pantone, uma cor deve ter misturas pré-estabelecidas e, assim, mesmo usando outros lotes, os mesmos resultados são obtidos por quem usar o tom escolhido.

Em nível profissional, isso traz grandes benefícios, pois o cliente saberá exatamente o que receberá quando encomendar a cor. Quer um exemplo? Imaginem uma lanchonete famosa cujo símbolo principal é uma amarela e gigante letra “M”. Imagine se uma nova loja for instalada e, ao pintar a letra, a pessoa percebe que o tom amarelo é diferente do usado por toda a marca mundo afora? Confusão na certa. Com Pantone, isso não acontece.

A Pantone é tão importante que todas as latas de cores de tinta para parede têm um “código Pantone”, da mesma forma como as cores do Photoshop também têm seu próprio número.

Essa codificação ajuda você a ter certeza que o seu vermelho-pimenta seja idêntico em qualquer lugar do mundo. Essa exatidão é fundamental, afinal, a estampa precisa ter a mesma cor onde quer que seja usada. Ou seja, se você comprar uma lata de tinta com o código Pantone, esteja certo que se precisar de mais uma lata e o lote for outro, ainda assim, o tom será idêntico!

Atualmente, a Pantone não é a única empresa que classifica diferentes faixas de cores, mas sem dúvida é a mais difundida e usada, por isso, não apresenta problemas de incompatibilidade, o que é comum acontecer com outras alternativas.

Agora que você já sabe o que é Pantone e sabe da sua importância, compartilhe esse post em suas redes sociais!