Você sabia que Web Design e Design Gráfico são coisas diferentes? Pois é, embora ambos guardem semelhanças entre si – afinal fazem parte da mesma área profissional, possuem características próprias que os diferenciam, como veremos ao longo deste artigo.
Web Design
O Web Design é reconhecido como aquele focado em comunicação corporativa na internet, a partir de recursos de interação digital e websites. Os profissionais de Web Design são os responsáveis por planejar, criar, desenvolver, executar e prover a manutenção de projetos multidisciplinares que promovam soluções envolvendo a chamada “arquitetura de informações”, a programação, a navegação, a praticidade, o design propriamente dito, e outros tópicos relacionados ao design aplicado ao mundo digital.
O Web Design abarca a criação de layouts para blogs, hotsites, lojas virtuais, bem como banners para sites, animações, aplicativos, dentre muitas outras possibilidades. Desta forma, é fundamental que o profissional que atua como Web Designer tenha amplos conhecimentos não apenas em design, mas também conheça sobre programação, a partir de linguagens específicas como o HTML e o CSS.
Por ser direcionado ao mundo digital, que possui limites relacionados ao próprio meio e também a seus usuários (que muitas vezes são absolutos leigos em programação), o Web Design restringe de certa forma a liberdade criativa de seus profissionais. Por exemplo, uma questão a que os Web Designers precisam estar atentos é a da fonte utilizada no projeto: dependendo das configurações do aparelho que o usuário está utilizando e seu navegador, a fonte escolhida originalmente pode não estar habilitada / instalada, o que irá alterar todo o material desenvolvido.
Desta forma, percebe-se que os Web Designers precisam estar atentos para atender às questões que listamos aqui anteriormente, com atenção especial para a usabilidade e a acessibilidade: é necessário que o produto final seja acessível de forma prática ao usuário por diferentes plataformas, como celulares, tablets, notebooks, desktops.
O Web Design conta com a vantagem da interatividade, uma vez que plataformas digitais permitem uma interação constante e bastante ativa com os usuários, tendo como exemplo as animações, os gifs, os comentários em páginas e postagens, dentre outros.
Design Gráfico
Enquanto o Web Design possui foco no virtual, no digital, o Design Gráfico, por sua vez, é identificado como aquele interessado em desenvolver materiais gráficos para a comunicação visual de mensagens, conceitos, ideias, a partir de recursos como imagens e textos, vinculados a superfícies físicas diversas (papéis, embalagens).
Para o Design Gráfico, o principal aspecto a ser trabalhado é o layout, ou seja, a forma como os textos e imagens serão dispostos pelo material físico escolhido. Como exemplo de comunicação visual via Design Gráfico temos a criação da identidade visual de determinado empreendimento, e sua divulgação a partir de folders, banners, embalagens, adesivos, dentre outros materiais; o tipo de produto final é claramente definido antes da execução, ou seja, o profissional sabe exatamente se está produzindo um catálogo, uma embalagem, um flyer ou outdoor.
Desta forma, o Design Gráfico conta com a facilidade de escolher a melhor fonte para ser utilizada no projeto uma única vez, pois a superfície em que o material será impresso já foi pré-definida. E, justamente devido aos tipos de suporte de que se utiliza, o Design Gráfico provê seu profissional de uma liberdade criativa um tanto maior que a do Web Design.