A locução moderna que define a comunicação visual profissional, por excelência, é: Design Gráfico.
Sumariamente estes dois termos designam os meios de elaborar condições visuais artísticas que transmitam informações, propagandas, eventos, entre outros acontecimentos e conteúdos ao público em geral. Por conseguinte, é a arte de expressar ou divulgar informações por meio de imagens, de textos estilizados ou desenhos, nos quais o agente designer usufrui de suas competências naturais e adquiridas em desenho, em estética, em artes visuais, em diagramação e, sobretudo, intensificando a sua própria criatividade a cada trabalho produzido.
Portanto, o profissional atuante no ramo do Design Gráfico esta capacitado a elaborar e produzir diversos tipos de projetos no setor da comunicação visual, além de trabalhar na elaboração criativa de produtos atualizados ou inéditos, na criação de novos tipos de embalagens, sustentáveis ou não; trabalha no desenho de logotipos para marcas, empresas e até para artistas, atua na formatação de toda espécie de meio visual de comunicação, tais como panfletos esteticamente atraentes, em outdoors, em layout das páginas de internet, cartazes de peças teatrais, folders, entre outros.
Assim, entre as mais importantes práticas profissionais executadas pelos designers gráficos estão: a capacidade de criar e mesmo produzir diversas animações destinadas o universo digital; elaboração meticulosa dos logotipos, das marcas e das embalagens que vão não apenas apresentar um produto ao público, mas torna-lo muito mais atrativo por meio da criativa exibição de seus atributos; trabalhar na determinação de como será o visual e o formato das páginas dos diversos jornais e das revistas de maior circulação, estabelecendo de modo estratégico as cores, formatos dos textos, tamanho das ilustrações e características das letras adornadas e o tipo de papel impresso; trabalhar na criação do layout visual de diversos sites, em blogs, em canais da rede Youtube, na estilização de banners para divulgação pela internet, trabalhar em estratégias e desenvolvimentos próprios para propagandas, para panfletos, para cartazes e mesmo em vinhetas nos programas da TV.
O mesmo profissional, em geral, realiza trabalhos no ramo de Design de Produtos, ou seja, elabora produtos inéditos, destinados a atender, devido à demanda crescente em diversas partes do comércio e do mercado, a exigência de que os atributos mais relevantes, especificamente funcionais, ou estéticos e mesmo utilitários do produto a ser lançado fiquem mais evidentes. Portanto, a missão do designer gráfico tende a ampliar-se de modo a ousar na criação de novos modelos de móveis, de joias, em vestuário, nos equipamentos médicos e equipamentos odontológicos, na criação de peças alternativas destinadas ao maquinário industrial, em peças e estética dos eletrodomésticos e assim por diante, conforme o talento de cada profissional.
Os perfis da cada profissional variam dentro de um padrão de criatividade. O que se espera de um excelente designer, em geral, é uma afinidade e inventividade em produzir desenhos, nutrir o gosto e cultivo pelo ramo das artes mais voltadas para a profissão de Design Gráfico. A arte tecnológica, por assim dizer.
Outro atributo importante que deve fazer parte do caráter do indivíduo que atua em designer gráfico é o gosto e cultivo pela tecnologia, já que um profissional desse tipo fará uso de muitos meios e ferramentas próprios da computação gráfica nos trabalhos e projetos que desenvolver. Manter-se rigorosamente comprometido e disciplinado em seu trabalho, seja autônomo ou colaborador de empresas. Ele precisa, também, manter-se muito atualizado sobre as tendências em todos os ramos empresariais, moda, produtos, Acima de tudo, ser natural e espontaneamente criativo e inovador.
Na atualidade, a grande potência tecnológica que permite a geração de diversos tipos de mídia garante a criação de mais empregos, que são oferecidos, principalmente, pelas empresas que necessitam reestruturar suas marcas e logotipos de modo a fazer frente à concorrência. Por conseguinte, os cursos universitários que oferecem até quatro anos de preparação e bacharelado em Designer Gráfico, contemplando diversas matérias que vão desde história da arte até estética de embalagens, estão se tornando cada vez mais comuns.
Este é, certamente, um dos empregos mais rentáveis na atualidade e no futuro, sendo que a proliferação das redes sociais, dos aparelhos celulares, iPhones, Smartophones e seus aplicativos, estão cada vez mais ocupando um espaço significativo no mercado de trabalho.